13 a 18 Outubro 2015

Sobre a Semana

Back to Top

Top_website

A Semana da Ecologia Urbana de Goiânia reúne profissionais de várias partes do Brasil em torno do tema Ecologia Urbana e dos novos desafios que as cidades contemporâneas enfrentam.

O objetivo é sensibilizar e melhorar o conhecimento técnico dos gestores públicos, empresários, investigadores e sociedade em geral, em torno das questões da ecologia urbana, do crescimento sustentável e da resiliência, e contribuir para uma cidade mais inteligente, justa, sustentável e melhor preparada para o futuro.

Programa

Back to Top
13 de Outubro 2015
19:00-21:30
CIDADES PARA PESSOAS, PESSOAS PARA CIDADES

Natália Garcia (Cidades para Pessoas) – Palestra de abertura
Décio Coutinho (Sebrae-GO) – Cidades Criativas e Sustentabilidade
Bate-papo conduzido por Carol Farias (Sobreurbana)

Local: Auditório da FIEG
Av. Araguaia, nº 1.544 – Ed. Albano Franco | Casa da Indústria – Vila Nova

Inscreva-se   Ver Mapa

14 de Outubro 2015
19:00-21:30
CIDADE E NATUREZA

Lívia Maria Dias (Saneago) – Preservação do Reservatório João Leite
Leandro Georges (AMMA) – Arborização Urbana de Goiânia
Bate-papo conduzido por Fernando Magalhães (ARCA)

Local: Edifício Pequeno Hans
R. 147, nº 308 – St. Marista

Inscreva-se  Ver Mapa
15 de Outubro 2015
19:00-21:30
CIDADE, AMBIENTE CONSTRUÍDO E SUSTENTABILIDADE

Denise Monteiro (ICQ Brasil) – Normas de gestão para alcance da sustentabilidade
Maria Ester de Souza (CAU-GO) – Cidade e Espaços Públicos
Isabel Coelho (Vertical Green) – Obras Verdes de Infraestrutura Urbana
Bate-papo conduzido por Wellington Guimarães (Sinduscon)

Local: Auditório do Sinduscon-GO
R. João Abreu, nº 427 – St. Oeste

Inscreva-se  Ver Mapa
09:00
Árvores de Goiânia

Porque cuidamos melhor daquilo que conhecemos, Árvores de Goiânia é um projeto encabeçado pela jornalista Elisa França para nos dar a conhecer as árvores da cidade através de passeios a pé.

Ponto de encontro: Praça Tamandaré
Frente ao Biscoitos Pereira – St. Oeste

Ver Mapa
16 de Outubro 2015
9:00-11:00
BIKE TOUR CAPIM PUBA

Visita à nascente do Capim Puba e passeio de bicicleta acompanhando o percurso do córrego, conduzido pela Sobreurbana.

Ponto de encontro: Zoológico de Goiânia
Lago das Rosas – St. Oeste

Ver Mapa
17 de Outubro 2015
09:00-12:00
OFICINA URBANISMO CAMINHÁVEL

O Urbanismo Caminhável  é  uma técnica de organizar cidades com objetivo de criar condições satisfatórias de caminhabilidade que permita melhor qualidade de vida nos centros urbanos. A oficina de Urbanismo Caminhável em  Goiânia é uma iniciação ao método de avaliação da caminhabilidade local, iremos percorrer um pequeno trajeto central e examinar as condições da via, fachadas, sinalização, travessias, mobiliario urbano e fazer um exercício para avaliação do “walkscore”.

Ponto de encontro: Coletivo Centopeia
Av. Cora Coralina, nº 140 – St. Sul

Inscreva-se  Ver Mapa
17:00-20:00
POR ACASO: TARDES DE IMPROVISO

POR ACASO tardes de improviso é uma jam session de música e dança. Convidamos artistas e não artistas, desavisados e a cidade para improvisar músicas e danças junto aos cicerones-provocadores ¿por quá? grupo de dança e o grupo musical Vida Seca. Buscamos estabelecer um diálogo estético e sensível com a cidade e seus artistas promovendo intervenções urbanas abertas, democráticas e seriamente celebrativas. Um ponto de encontro inventivo da vida que nos convoca a experiências plenas de sonoridades, fisicalidades, plasticidades e visualidades.

Preparamos uma estrutura técnica e afetiva para recebê-los. Para quem vem para o improviso na música, tragam seus instrumentos, montamos uma estrutura de som com rider capaz de microfonar os mais variados sons e o grupo Vida Seca ainda traz seus instrumentos de percussão provocantes para o improviso. Para quem vem para o improviso na dança, tragam seus corpos disponíveis que montamos um tatame para nos jogarmos no(s) corpo(s) e no acaso junto aos corpos provocadores do ¿por quá? grupo de dança. Para todos, tragam animação que esse encontro quer ser uma grande celebração.

Local: Casa Corpo
R. 233, esquina com Av. 243 – St. Leste Universitário

Confirme sua presença  Ver Mapa
18 de Outubro 2015
09:00-12:00
Escola Bike Anjo

A Escola Bike Anjo funciona todo o primeiro Domingo do mês para ensinar a pedalar quem nunca aprendeu, quem aprendeu há muito tempo e se sente inseguro, ou para quem procura dicas para pedalar com mais segurança na cidade. Excepcionalmente, no contexto da Semana da Ecologia Urbana de Goiânia, a Escola Bike Anjo acontece dia 17 de Outubro. É gratuito e aberto para todas as idades!

Local: Praça Cívica
Esquina com a Rua 10

Ver Mapa
16:00
Onde cabe mais uma?

ONDE CABE MAIS UMA é projeto multidisciplinar proposto pela ARCA – Associação para a Recuperação  e Conservação do Ambiente – que visa mobilizar a sociedade para o plantio de mudas pela cidade com o propósito de melhorar a qualidade do ar/clima de Goiânia e conscientizar para a necessidade de cuidarmos do meio ambiente. O projeto propõe o envolvimento de escolas, universidades e do próprio poder público e tem como meta plantar uma árvore por cada morador.

Local: Jardim Botânico
St. Pedro Ludovico

Ver Mapa

Oficinas

Back to Top

Urbanismo Caminhável

O Urbanismo Caminhável é uma técnica de organizar cidades com objetivo de criar condições satisfatórias de caminhabilidade que permita melhor qualidade de vida nos centros urbanos. Para avaliar o quão caminhável é uma via, bairro ou cidade, usamos um conjunto de metodos de avaliação técnica espacial, participativa e colaborativa que abrange diversas visões de qualidade viária através dos membros da comunidade e de especialistas. Maiores detalhes: http://www.urbanismocaminhavel.com.br

A oficina de Urbanismo Caminhável em Goiânia é uma iniciação ao método de avaliação da caminhabilidade local, iremos percorrer um pequeno trajeto central e examinar as condições da via, fachadas, sinalização, travessias, mobiliario urbano e fazer um exercício para avaliação do “walkscore”.

Inscreva-se  Ver Mapa

Participantes

Back to Top
Natália Garcia

Natália Garcia é jornalista de formação, educomunicadora de vocação, estudiosa da vida urbana de curiosa, cozinheira e desenhista amadora. Criou o Cidades para Pessoas quando trocou o carro por uma bicicleta e descobriu uma cidade no meio do caminho. Percorre o Brasil e o mundo ouvindo e contando histórias de transformações urbanas. Olha para as cidades com uma visão sistêmica e interdisciplinar.

Decio Coutinho

Gestor de projetos com ênfase em Cultura e Criatividade, mestre em Gestão do Patrimônio Cultural. especialista em “Sociedades Pós-industriais e Organizações Criativas” e em “Economia Criativa”. Foi Coordenador Nacional de Cultura no SEBRAE Nacional e Gestor no Sebrae em Goiás do projeto “Economia da Cultura de Goiás”. Atualmente é Superintendente Executivo da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Goiás, do Fórum Estadual de Turismo de Goiás e da Comissão Goiana de Folclore.

Carol Farias

Arquiteta e Urbanista, apaixonada pela magia das cidades e pelas formas contemporâneas de apropriação do espaço urbano. Interessa-se por economia criativa, empreendedorismo social, formas colaborativas e bottom-up de produzir cidades para pessoas. Participa de coletivos na cidade de Goiânia, mas é cidadã do mundo e do espaço sideral. Atualmente é sócia fundadora da Sobreurbana, startup de placemaking e intervenções urbanas.

 

Livia Maria Dias

Possui graduação em Engenharia civil, especialização em Saúde Pública e em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos. É engenheira licenciada da SANEAGO e foi Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental de Goiás (Abes-GO).

Maria Ester de Sousa

10370886_348632391978807_7451497024221714190_nEspecialista em Paisagismo e Mestre em Geografia Urbana pela UFG, trabalhou como arquiteta na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Atualmente é vice presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás e atua no desenvolvimento de projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Está ainda à frente do murAU de ideias, um coletivo de pessoas interessadas em discutir e publicar ideias para enfrentar problemas da vida urbana cotidiana.

Denise Monteiro

É administradora de empresas e especialista em marketing. Possui experiência com normas internacionais de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e responsabilidade social. É auditora líder da NBR ISO 9001 e atualmente trabalha como gerente comercial do ICQ Brasil. Tem uma filha linda, ama esportes de aventura e é curiosa desde criança, por isso aprender é o seu lema.

Lincoln Paiva

Presidente e fundador da Green Mobility e do Instituto Mobilidade Verde, ONG sem fins lucrativos especializada em projetos de planejamento urbano e mobilidade urbana . Professor da disciplina Transportes Sustentáveis e Mobilidade Urbana na pós graduação em Gestão de Carbono na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrando em Urbanismo Caminhável na Arquitetura da Universidade Mackenzie. Foi consultor da temática de Mobilidade Urbana da 10ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, pesquisador do tema Urbanismo Caminhável e sua aplicabilidade nas cidades brasileiras. Coordena diversas projetos de pesquisa e planejamento de mobilidade e transportes sustentáveis em cidades brasileiras.

Isabel Coelho

isabel_coelhoArquiteta e urbanista de formação, atua na recuperação do meio ambiente e execução de obras verdes. Em 1999 trouxe para o País a empresa Vertical Green no Brasil e sua tecnologia inovadora, desenvolvida pela homônima empresa italiana. Diretora da Vertical Green do Brasil, vem ao lado de seu sócio e tambem diretor Maurizio Sponga, difundindo a tecnologia e executando em todo território nacional obras estruturais de nova concepção, com uso de materiais tecnológicos. A tecnologia possibilita a execução de obras verdes de infra estrutura e drenagem, execução de muros estruturais e recuperação de escorregamentos e erosões, sempre priorizando a integração entre a engenharia e o meio ambiente.

Leandro Georges

JPGCurso superior em Biologia (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Católica de Goiás – UCG, atualmente Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC GOIAS, com especialização em Biologia Vegetal pela Universidade Cândido Mendes – RJ. Analista em Obras e Urbanismo I da Prefeitura de Goiânia, lotado na Gerência de Arborização Urbana- GERARB da Agência Municipal do Meio Ambiente – AMMA

Quem somos

Back to Top

Foto_BIDA Sobreurbana é uma  startup de intervenções urbanas, criada em 2013 para transformar espaços em lugares. Foi fundada por Carol Farias, arquiteta e urbanista, filha do cerrado e apaixonada por cidades, e por André Gonçalves, português, comunicólogo e produtor cultural.

Acredita que a construção de uma cidade inclusiva e ambientalmente segura depende primeiramente da forma como as pessoas vêem e lidam com o espaço urbano.

Fale conosco

Back to Top

Sobreurbana

Coletivo Centopeia
Av. Cora Coralina, nº 140, Setor Sul,
74080-445 Goiânia-GO

Email: info@sobreurbana.com
Website: www.sobreurbana.com
Facebook: www.facebook.com/sobreurbana
Siga a Semana da Ecologia Urbana no Facebook: www.facebook.com/semanadaecologiaurbana

Para assuntos de imprensa, contatar:
Elisa França
email: eafranca@gmail.com
celular: (62)8142-6896